quinta-feira, 17 de julho de 2008

PageRank – O que é Isto?


Tags:O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank,O que é PageRank


Para quem não está familiarizado, PageRank é o medidor de qualidade de sites controlado pelo Google. Ele se baseia principalmente em quantidade e qualidade de links apontando para uma página, entre outros fatores, para produzir o valor do PageRank de tal página.

O PageRank não deve ser o artifício de anseio e guia de sites e blogs, mas também,
não que ele deva ser abandonado.







PageRank – A Pouca Informação.

Após o jogada do PageRank pelo Google e sua popularização, muitos webmasters, blogueiros e pessoas com menor noção de web, mas que têm seus sites na Internet, ficaram entusiasmados por alcançar um alto valor de PageRank e, para tanto, procuram empresas que trabalhem com otimização de sites, como adriloaz.blogspot.com , para obter esse alto PageRank.

Muitos acreditam que o fato de você ter um PageRank alto vai fazer com que o seu site tenha um melhor posicionamento nas buscas e apareça na frente, esperam que um site com PR 4 aparecerá na frente de um site PR 3 isolado de qualquer outro fator, e por isso procuram empresas pedindo que “aumentem o meu PageRank”. Não é bem assim.

Aumentar o PageRank de um site é decorrência de um trabalho de otimização bem realizado, não deve ser um objetivo. Como o Google tem a arbitrariedade de modificar seus fatores de rankeamento, o PageRank de um site pode diminuir sem que este tenha feito nada de errado.

O PageRank não é o fator decisivo para que uma página apareça primeiro nos resultados de uma busca.

O que faz uma página aparecer primeiro nas buscas é a página em si e sua semelhança com os termos usados na busca, não o seu PageRank.

Haja visto que o simples uso de palavras no singular ou plural (a simples adição de um “s”, no caso geral) já apresenta resultados ordenados de forma diferente - Notem o nível de especificidade que o Google usa, não é um simples número que define quem aparece primeiro e quem aparece depois.

Mas não estou dizendo “não ao PageRank”.

Por que não Desprezar o PageRank

Cada página da internet, cada página de um site tem seu próprio PageRank, seu próprio potencial de rankeamento para determinadas palavras chaves, e, além disso, o domínio tem o seu próprio PageRank.

Neste ponto o PageRank é interessante.

Utilize o PageRank como uma resposta do Google para você.

O PageRank mede uma página fazendo uma soma muito maior do que puramente os termos usados na busca e o que a página oferece e, por isso, nem todo (e na verdade, praticamente nenhum) primeiro resultado em busca tem PR 10.

Também por isso, acompanhar o PageRank do domínio, e não simplesmente página a página, é interessante. O PageRank do domínio informa como o seu site está sendo recebido na Internet, como está sendo recebido pelo Google. Independente de keywords e posicionamento.

PageRank - Um Medidor de Contexto Geral

Assim é o PageRank: Uma medida da importância de um site dentro de um contexto muito mais amplo do que simplesmente as keywords ou posições que o site ocupa nas SERPs e independente desses fatores. Tanto é possível rankear bem com um PageRank baixo, como rankear mal com um PageRank alto.

EXEMPLO> adriloaz.blogspot.com nossa página têm PageRank >03<
Mas se você digitar estas palavras chaves; “site de busca porto alegre” “instalação de split porto alegre” “cadeiras de escritório porto alegre” o portal aparece na 1ºpágina do GOOGLE.

A flutuação do PageRank pode indicar se o site está sendo bem desenvolvido ou se são indispensável mudanças e táticas mais agressivas.

O que você tem a acrescentar?

Discorda do texto?

Deixe um comentário pois assim você cria um link daqui para seu portal.

Até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá tenho procurado aprender um pouco sobre pagerank, e seu texto me deu um pouco de luz para este meu desejo de aprender. obrigado